Henn, RosanaFilippi, Emily2022-11-242022-11-242022-11-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26791A falta de tempo, o excesso de atividades e o trânsito intenso nas grandes cidades contribuem para que as refeições sejam feitas fora do lar. Ambientes como praças de alimentação de shoppings são escolhas frequentes para tal. Esta pesquisa objetivou avaliar a oferta de serviços de alimentação em um shopping da grande Florianópolis-SC. Teve caráter observacional, transversal e quantitativo. Foram identificados e categorizados todos os serviços de alimentação existentes no shopping e realizada sua classificação (saudáveis e não saudáveis). Dos 37 serviços de alimentação, predominaram as sorveterias e lojas de doces em geral (27%), seguidos por lanches rápidos de grandes cadeias (19%); 70% foram considerados “não saudáveis”. Verificou-se que lanches rápidos, principalmente hambúrgueres, são os itens mais pedidos e que praças de alimentação de shoppings não são locais acessíveis para ações de Educação Alimentar e Nutricional. Além disso, o consumo de alimentos saudáveis está condicionado às escolhas individuais.The lack of time, the excess of activities and the intense traffic in the big cities contribute for the meals to be made outside home. Environments such as food courts in malls are frequent choices for this purpose. This research aimed to evaluate the supply of food services in a mall in Florianópolis-SC. It had an observational, cross seccional and quantitative character. All existing food services in the mall were identified and categorized and their classification (healthy and unhealthy) performed. Of the 37 food services, ice cream shops and candy stores in general predominated (27%), followed by fast foods from large chains (19%); 70% were considered “unhealthy”. It was found that fast foods, especially hamburgers, are the most requested items and that food courts in malls are not accessible places for Food and Nutrition Education actions. In addition, the consumption of healthy foods is conditioned to individual choices.9ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilServiços de alimentaçãoComportamento relacionado à alimentaçãoTendências na alimentaçãoOferta de Serviços de Alimentação em um Shopping da Grande Florianópolis-SCFood Services Offered In a Shopping Mall In The Florianópolis Metropolitan Region, Santa Catarina, BrazilArtigo Científico