MARQUES, Bruna GuimarãesFERREIRA, Isabella Maria ZuchettoESCUDEIRO, Thaís AlvesSESSO, Vinícius Camargo2023-12-142023-12-142023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38196A parentalidade ou os estilos parentais, assim como condições ambientais e genéticas, podem influenciar no desenvolvimento físico, psico-social da criança, e também no aspecto da cognição social. O estudo a seguir tem como objetivo levantar a literatura empírica mais recente sobre a associação entre parentalidade versus cognição social infantil, por meio de uma revisão integrativa, onde serão apresentados conceitos teóricos sobre o assunto e resultados práticos dos últimos estudos sobre o tema em questão. Foram feitas pesquisas nas principais bases de dados como Scielo, LILACS e Pubmed, dos estudos dos últimos 10 anos, em inglês e português que relacionassem a parentalidade com aspectos da cognição social infantil. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, os principais estudos condizentes com o tema foram encontrados em inglês. Após análise de seus resultados constatou-se que os estilos parentais são positivamente relacionados à aquisição de repertório social e o melhor desenvolvimento de processos cognitivos relacionados à cognição social, como processamento de emoções, viés de atribuição e teoria da mente, como consequência uma melhor elaboração de respostas adaptativas ao meio social.37ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilcognição socialparentalidadeinfânciasocial cognitionparentinginfantA influência da parentalidade no desenvolvimento da cognição social em crianças.The influence of parenting on children's social cognition development.Monografia