Monteiro, João AntolinoElias, Suelen Bitencourt2019-02-042020-11-262019-02-042020-11-262018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3646Aumentar as vendas e as utilizações de serviços e produtos pelos cooperados depende exclusivamente do empenho e dedicação da instituição financeira e dos colaboradores, pois é comum que associados das cooperativas não conheçam o leque de produtos e serviços ofertados pela sua instituição financeira, buscando fora da cooperativa, o que necessitam, como seguros, cartões de crédito, previdência privada e consórcios. Criar alternativas para fomentar as vendas é a visão e a meta individual de cada colaborador, para os objetivos comuns da cooperativa. Realizar pesquisas de mercado sobre a concorrência e o público a ser atendido é a forma de análise dos dados e conhecimento das falhas para atingir os resultados. O resultado, como divulgação dos produtos e serviços ofertados, bem como sua contratação, gera retorno para a cooperativa e diretamente para o associado. O estudo visa analisar a importância dos produtos e serviços nas cooperativas de crédito, bem sugestões de melhorias para auxiliar nas dificuldades diárias de comercialização.14 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilServiçosAlavancagemProdutosCooperativismo de créditoProdutos e serviços nas cooperativas de créditoArtigo Científico