Graça, Romulo Luiz daMuniz, Juão Fernando Prestes2022-12-082022-12-082022-12-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27649O presente estudo tem por finalidade principal entender como a modalidade da Capoeira vem sendo desenvolvida no currículo acadêmico durante a formação de professores nas universidades do sul do estado de Santa Catarina. Esta pesquisa foi realizada com a participação de 18 indivíduos formandos e formados em Educação Física de universidades do sul de Santa Catarina respondendo a um questionário contendo 10 questões objetivas, e busca demonstrar alguns pontos importantes em relação ao tema, como por exemplo, se há uma falta de conhecimento dos professores de educação física no que se refere a Capoeira, bem como analisar se existe uma devida preparação na formação para que se possa passar segurança para esses professores trabalharem com mais autonomia a Capoeira nas escolas, para então poderem variar as suas atividades e sair da linha tradicional de esportes coletivos com bola. Além disso, o estudo visa demonstrar a importância da Capoeira, tanto como um diferencial para formação em Educação Física, quanto para si mesmo enquanto cidadão brasileiro, através da história, cultura e arte, podendo assim, difundir esses conhecimentos em sala de aula. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Capoeira é citada como um componente do currículo escolar dentro da área de Linguagens, na disciplina de Educação Física sendo previsto como Unidade Temática “Lutas”. Vale ressaltar, que ela não é apenas uma luta, mas sim, uma manifestação artística corporal e musical, portanto, também podemos avalia-la na perspectiva da interdisciplinaridade, o que pode ser mais explorado em pesquisas seguintes, pois os assuntos que englobam a Capoeira percorre intrinsicamente por várias disciplinas dentro da escola e que, se trabalhado em conjunto, pode ser agregada no PPP escolar sendo trabalhada pelos professores em geral.19 f.ptAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 BrasilCapoeiraEducação FísicaUniversidadeFormaçãoEscolaNível de conhecimento de formandos e formados em Educação Física de universidades do sul de Santa Catarina sobre a capoeira e a influência dela na formação acadêmicaArtigo Científico