Silva, Gisele Maria daBarbosa, Larissa de CamargoMendes, Hariane Costa2021-12-162021-12-162021-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19677O luto é um dos momentos mais difíceis na vida de uma pessoa, crianças não são isentas de vivenciá-lo e podem vivenciar esse evento pela perda de pessoas significativas, desta forma este estudo trata-se de uma revisão integrativa, com o objetivo de compreender a vivência da criança enlutada em consequência da morte de um ente querido, os impactos biopsicossociais e quais as técnicas e intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) contribuem para a elaboração do luto na infância. Realizou-se busca de literatura nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Capes e Pepsic publicados no período de 2010-2021. Inicialmente foram encontrados 26 estudos, e, após a análise seis artigos constituíram a amostra final. Foram exclusos da pesquisa artigos que embora fossem associados ao luto infantil, estavam sob a análise de outra abordagem psicoterápica que não a TCC. Os resultados indicaram que o luto, a longo prazo, pode afetar a qualidade de vida de forma significativa, justificando a necessidade de intervenção psicológica para a melhoria do estado mental da criança. Para um processo sadio do luto infantil, é necessário que haja uma comunicação clara sobre a morte com a criança, além da preparação de um ambiente acolhedor e intrafamiliar. Considerando os poucos estudos empíricos, sugere-se que novas pesquisas possam ser desenvolvidas a fim de contribuir com informações sobre o tema, os quais ajudarão profissionais da psicologia a trabalhar (com esse público) de forma mais adequada e específica.23ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLutoTerapia Cognitivo-ComportamentalInfânciaMorteCriançasClínicaPsicologiaLuto: uma perspectiva da terapia cognitivo-comportamentalArtigo Científico