Will, Daniela Erani MonteiroMoura, Angela Paula Brevilata2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10097Este artigo aborda os desafios do início da carreira docente de egressos do curso de Pedagogia de uma universidade catarinense, bem como de egressos de outras universidades sediadas no Rio de Janeiro e em Brasília. Busca explicitar quais as dificuldades que mais são citadas e que portanto, são mais latentes nas primeiras experiências dos docentes. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas a 5 professoras que, ao responder ao questionário, relembraram seu início de carreira, com uma visão mais crítica desse momento que viveram. Ficou evidenciado neste estudo, que a falta de experiência foi o que mais trouxe dificuldades a elas em seu início de vida docente e que ainda assim é considerado um período em que também aprendem a ser professoras.17 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDocênciaInício da carreiraDificuldadesDesafios no início da carreira docenteArtigo Científico