Piemontez, George RobertsBússolo, Rodrigo Martendal2016-11-302020-12-092016-11-302020-12-092012https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12804No mundo atual o número de academias tende a crescer a cada dia. Neste estudo, teve-se como objetivo analisar as ações estratégicas de fidelização de clientes utilizadas pelas academias de ginástica e musculação. Especificamente verificar o conhecimento dos gestores em relação ao nível de satisfação do cliente na academia, identificar o atual mercado das academias na visão dos gestores e descrever as ações utilizadas nas academias para retenção de clientes. A pesquisa pode ser classificada como sendo exploratória, quanto aos seus objetivos, pois baseia-se mais no empirismo, sem a elaboração de hipóteses de pesquisa. Participaram desta pesquisa 7 coordenadores (gestores) de academias de ginástica e musculação. O instrumento de pesquisa do estudo foi um questionário construído e validado por Mauricio Michelli (2008), com quinze perguntas abertas, direcionadas aos gestores de academia. O tratamento dos dados foi realizado pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a maioria dos pesquisados utilizou-se de contato diário com os clientes para avaliar a satisfação destes e que planos de fidelidade, qualidade do serviço, equipamentos e integração foram as principais maneiras utilizadas por estes gestores para fidelização de seus clientes. Conclui-se que a maioria dos gestores participantes utilizam alguma estratégia para verificar o nível de satisfação dos clientes e utilizam diferentes ações para buscar a fidelização do clientept-BRAcesso AbertoAcademias de ginásticaClientes - LealdadeSatisfação do consumidorFidelização de clientes em academia de ginástica e musculaçãoMonografia