PINTO, Hyorrana Priscila PereiraCARDOSO, Débora LetíciaSOUZA, Djhelyane Nazaré Chagas deBARBOSA, Késia CardosoSANTOS, Maria Vitória Rosa2024-07-012024-07-012024-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44054Objetivo: Fornecer uma compreensão aprofundada sobre como a enfermagem holística pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de crianças com TEA, além de enfatizar diretrizes para a implementação da promoção a saúde dessas crianças. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem quantitativa, que visa reunir e condensar os resultados de pesquisas encontradas a respeito de um dado tema a partir do acrônimo PICo (população, intervenção, contexto) formulando a questão norteadora. Resultados: Observou que 55% dos artigos selecionados para a amostra final falam sobre a importância da capacitação do profissional para detecção de sinais e sintomas do TEA, para um diagnóstico precoce e abordagem específica do cuidado de enfermagem para crianças com essa condição, 33% falam sobre o profissional que está na linha de frente em contato com a família que após receber o diagnóstico necessita de apoio e acompanhamento sendo desenvolvido um plano de cuidado individual para a criança e família acometida com essa condição e 12% aborda o autoconhecimento mediante as pessoas portadoras do TEA. Conclusão: A enfermagem holística desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ao compreender as necessidades específicas das crianças com TEA, o profissional de Enfermagem garante uma assistência eficaz, incluindo a criação de um ambiente colhedor e seguro para a criança e sua família através da implementação de diretrizes que promovam a saúde dessas crianças.24ptAttribution-NoDerivs 3.0 Braziltranstorno do espectro autistaenfermagemenfermagem holísticaEnfermagem holística: promovendo a saúde e o bem-estar de crianças com transtorno do espectro autistaHolistic nursing: promoting health and well-being of children with autistic spectrum disorderArtigo Científico