PEREIRA, Railma Valéria DantasALMEIDA, Maria Eduarda Rodrigues de PaulaBRITO, Rosilene de SouzaFREIRE, Ludmilla Batista2024-07-102024-07-102024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44652A transição escola-universidade marca uma fase crucial na vida dos adolescentes. Esse artigo teve como objetivo analisar qual o impacto dos desafios enfrentados pelos alunos na sua vida acadêmica e pessoal na transição escola-universidade. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que teve como critérios de inclusão artigos com validação científica e como critérios de exclusão documentos não acadêmicos e estudos exclusivamente em grupos etários diferentes, os quais não abrangem a proposta deste trabalho. No decorrer dessa pesquisa, foram explanadas estratégias de apoio eficazes para enfrentar esses desafios em conjunto com o acompanhamento psicoterápico, como com técnicas de autocuidado frisando a sua importância atrelada à manutenção da saúde mental, podendo servir tanto como estratégia de prevenção, quanto como estratégia para redução de danos e/ou manutenção.20ptTransiçãoUniversidadeSaúde mentalA transição escola universidade: os desafios psicológicos dos alunosArtigo Científico