KARVAT, Jaciel SantosCABRAL, Luziane Sampaio Santos2024-06-212024-06-212024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42985Este trabalho tem como objetivo geral, analisar a implementação da educação inclusiva como pilar da dignidade da pessoa humana, à luz dos princípios jurídicos e sociais. O propósito é reconhecer os desafios, progressos e efeitos dessa estratégia na promoção dos direitos educacionais das pessoas com deficiência. A pesquisa visa colaborar para o desenvolvimento das políticas e práticas de educação inclusiva, além de reforçar o respeito à dignidade de todos os indivíduos no contexto educacional. O direito à educação para pessoas com deficiência, é garantido tanto pela legislação brasileira quanto por importantes tratados internacionais. Entretanto, existem muitas barreiras que impedem o acesso à educação dessas pessoas. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e de pesquisa bibliográfica e documental, que apresentou uma visão geral sobre o direito à educação inclusiva. Percebe-se a necessidade de desenvolver políticas públicas mais eficazes, focadas na implementação de práticas inclusivas nas escolas. Não basta apenas matricular o aluno na escola regular, é fundamental que ele receba o acompanhamento necessário para seu desenvolvimento efetivo. Observa também, que a diversidade na educação é essencial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Um ambiente educacional diverso e inclusivo, contribui positivamente para a formação do indivíduo, tanto no aspecto educacional, quanto no profissional. A educação inclusiva é fundamental para o desenvolvimento social e humano, vai além do ambiente escolar, abrange toda a sociedade.This work has the general objective of analyzing the implementation of inclusive education as a pillar of human dignity, in light of legal and social principles. The purpose is to recognize the challenges, progress and effects of this strategy in promoting the educational rights of people with disabilities. The research aims to contribute to the development of inclusive education policies and practices, in addition to reinforcing respect for the dignity of all individuals in the educational context. The right to education for people with disabilities is guaranteed both by Brazilian legislation and by important international treaties. However, there are many barriers that prevent these people from accessing education. The method used was research, with a qualitative approach and bibliographical research, which presented an overview of the right to inclusive education. There is a perceived need to develop more effective public policies, focused on implementing inclusive practices in schools. It is not enough to just enroll the student in a regular school, it is essential that they receive the necessary support for their effective development. It also notes that diversity in education is essential to building a fairer and more inclusive society. A diverse and inclusive educational environment contributes positively to the individual's training, both educationally and professionally. Inclusive education is fundamental for social and human development, it goes beyond the school environment and encompasses the entire society.70ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazildireito à educaçãoeducação inclusivadignidade humanaEducação inclusiva como pilar da dignidade humana: uma análise à luz dos princípios jurídicos e sociaisMonografia