Carvalho, Fábio Luiz Oliveira deSantana, Eliane SouzaSilva, Gizele de JesusSantos, Larissa Kaliane CarregosaSantos, Noegila Batista dos2022-12-142022-12-142022-12-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28911O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta várias áreas no desenvolvimento da criança autista. É nítido como a Fisioterapia tem um papel fundamental para a qualidade de vida dessas crianças, mas para um tratamento prévio e eficaz é preciso que os familiares e a sociedade onde vive tenha conhecimento sobre a temática e os sinais de alerta, para que dessa forma, tenha um diagnóstico precoce e possa iniciar o tratamento fisioterapêutico antes que a criança perca habilidades e adquira mais atrasos em seu neurodesenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é abordar sobre a importância da atuação fisioterapêutica em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, esta pesquisa utilizou como método a revisão integrativa de artigos publicados entre 2014 e 2022 nas bases Scielo, PubMed, Fiocruz, Research, PEDro, Lume repositório digital de UFRGS e Google Acadêmico e que mostrem a intervenção fisioterapêutica no tratamento das crianças autistas. As pesquisas relatam que quanto mais cedo for o diagnóstico e o tratamento fisioterapêutico, melhor será os resultados e a qualidade de vida dessas crianças, mas para isso é preciso discutir mais o tema e realizar mais estudos e pesquisas sobre o TEA. Entende-se que a fisioterapia proporciona resultados positivos nos atrasos e déficits apresentados pela criança autista, promovendo mais independência e autonomia, por isso, é importante o diagnóstico nos primeiros anos de vida para que se inicie o tratamento fisioterapêutico.32 f.ptAtribuição 3.0 BrasilTranstorno do Espectro AutistaFisioterapiaDiagnósticoTratamentoImportância da Fisioterapia em crianças com Transtorno do Espectro AutistaImportance of physical therapy in children with autism spectrum disorderArtigo Científico