Goulart, MariléiaMacagnan, Vanessa2022-12-072022-12-072022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27533Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender qual o papel das instituições não formais de educação na formação integral de crianças, adolescentes, familiares e educadores que utilizam tal espaço. E como objetivo específico, destacam-se identificar a forma com que os trabalhos educacionais nesses espaços geram transformações no sujeito e na sociedade; identificar as metodologias que são utilizadas na rotina diária da instituição; descrever as experiências mais significativas dos sujeitos e identificar como se dá a relação entre familiares, educadores, crianças e adolescentes. A pesquisa constitui-se em pura e empírica, de forma exploratória e descritiva, realizada em uma instituição de educação não formal do Munícipio de Camboriú/SC. Como método para coleta de dados, foi utilizada da aplicação de uma entrevista e quanto a análise, de uma abordagem dialética. Após análise das respostas obtidas a partir da entrevista, foi possível perceber a importância dos espaços não formais de educação para a sociedade, pois são instituições que buscam atender crianças e adolescentes, oferecendo diversas atividades educacionais e culturais, favorecendo-os no processo de ensino-aprendizagem, não obstante sejam espaço ainda pouco vistos e valorizados pelo Poder Público.40 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoEducação não formalProjeto socialExperiência de gestores, funcionários, familiares, crianças e adolescentes em uma instituição não formal de Camboriú/SCArtigo Científico