Meneghel, Patrícia da SilvaFell, Leonardo2017-09-132020-12-022017-09-132020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12185A Tecnologia da Informação (TI) é uma área que cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, as organizações contam cada vez mais com o apoio deste setor na busca de vantagens competitivas e melhores resultados, principalmente por meio de gestão e estratégias. Dessa forma, a biblioteca ITIL surge como um importante framework no processo de alinhamento entre as estratégias de TI e as estratégias de negócio das organizações. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, por meio de consulta a bibliografias sobre este assunto, buscando-se analisar de que forma as melhores práticas descritas pela biblioteca ITIL podem contribuir com a estratégia e os resultados da área de TI nas empresas, agregando valor ao negócio. Ao final, foi possível perceber que a biblioteca ITIL pode influenciar a TI positivamente de diversas maneiras, direcionando a TI para o negócio, melhorando sua performance a aumentando o nível de satisfação dos clientes e usuários.16pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGovernança de TIEstratégia de TIBiblioteca ITILA biblioteca ITIL e sua influência sobre as estratégias e resultados da área de Tecnologia da Informação nas organizaçõesArtigo Científico