Souza, Antonio MarcosGuieiro, Leandro da Silva2023-09-152023-09-152023-06-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36679O presente estudo empírico-teórico buscou a compreensão quais estratégias estão sendo adotadas por cinco microempresários do interior de Minas Gerais, no diz respeito ao Marketing Digital. Além disso, o entendimento maior das mudanças do comércio varejista do ramo do vestuário no momento pós-pandêmico e, por fim, as expectativas para o futuro. Para a realização da pesquisa utilizou-se do método das entrevistas semiestruturadas e da técnica da análise de conteúdo. Constatou-se mudanças de pensamento na necessidade de ter uma presença maior em plataformas online e medidas para o estreitamento do relacionamento com o cliente mesmo que de forma virtual, com a utilização de plataformas digitais como o Instagram, WhatsApp, TikTok. Também foi visto que apesar dessa presença digital, a confiança e o entendimento do cliente e suas necessidades são totalmente necessárias para esse ramo. A partir disso, obteve-se então, respostas para os questionamentos da pesquisa, resultando em contribuições a serem acrescidas nos estudos sobre o tema. Novas pesquisas poderão ser realizadas com outros grupos de indivíduos como empresários de outros segmentos, com empresas com um faturamento anual maior ou de outras regiões do país. Com isso, terá a possibilidade de realizar futuras comparações para a compreensão maior do contexto.15 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMarketing digitalVestuárioMicroempresáriosAs estratégias de marketing digital utilizadas por microempresários do ramo de vestuário do interior de Minas GeraisArtigo Científico