Brandão, Maria Regina FerreiraCorrêa, Mariana de Freitas2023-04-272023-04-272023-03-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32790Entender como os atletas desenvolvem e melhoram suas capacidades psíquicas é um grande desafio para a Psicologia do Esporte. Porque alguns atletas lidam melhor com situações de adversidade e fracassos enquanto outros sucumbem ou porque alguns parecem não se abalar com situações inesperadas são alguns questionamentos instigantes dessa área. O construto Robustez Mental (RM), é apontado como um componente fundamental do desempenho esportivo e pesquisadores da área tem realizado inúmeras pesquisas para entender como esse construto pode ser desenvolvido em atletas. No entanto, há uma carência de estudos sobre programas específicos para o desenvolvimento da RM em atletas jovens brasileiros. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um programa de treinamento psicológico, voltado para o desenvolvimento da robustez mental, utilizando-se para tal dos princípios do modelo teórico dos 4 C’s (controle, compromisso, confiança e desafio). Para tanto foi realizado um estudo de natureza descritiva, exploratória, quase experimental, utilizando-se de informações quantitativas para compreender aspectos psicológicos do comportamento de atletas. Participaram do estudo atletas de categorias de base, com idades entre 14 e 15 anos, das modalidades de voleibol e basquetebol, do sexo feminino. Foram incluídos atletas com pelo menos um ano de experiência na modalidade, federados, que participam de competições oficiais regularmente e, excluídos aqueles atletas afastados, por qualquer motivo e que não estevam comparecendo ao clube no momento da pesquisa. O programa teve duração de 12 semanas e os atletas foram avaliados no início e ao final das intervenções, bem como, após 1 mês do final do programa de acordo com segmento follow-up. Utilizou-se para as avaliações os instrumentos: Escala de Robustez Mental para o esporte – RME, Escala Breve de Resiliência – BRS e Teste de orientação de vida para o esporte LOT-R. Para analisar os dados foram utilizados os testes ANOVA, para comparar as diferenças entre os três momentos de avaliação (pré, pós, 1 mês) e o teste t de student para comparar os grupos de basquetebol e voleibol. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Para todas as avaliações o nível de significância adotado foi de (p<0,05). Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no grupo de basquete em todas as variáveis avaliadas e diferenças significativas quando comparados os grupos, experimental e controle. Os índices de effect size foram altos (acima de 0.80). Desta maneira, podemos concluir que o programa aplicado de 12 semanas foi eficaz para desenvolver a Robustez Mental em atletas jovens.116 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEsportesAspectos psicológicosAdolescenteDesenvolvimento psicológicoComportamento humanoDesenvolvimento e treinamento da Robustez Mental em atletas jovens: um programa de intervenção psicológicaTese