De Andrade Guerra, Jose BaltazarSouto, Alvaro2023-11-202023-11-202023-11-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37080A disseminação das tecnologias de informação tem provocado uma transformação significativa no processo de tomada de decisão do consumidor em diferentes setores, entre eles o do turismo, um dos setores mais importantes da economia global, que gera milhares de empregos diretos e indiretos. Este estudo de doutorado tem como objetivo central compreender de que maneira o fenômeno conhecido como "boca a boca eletrônico", caracterizado pelo compartilhamento de recomendações e experiências, sobre produtos e serviços através de meios eletrônicos, influencia no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada. A pesquisa foi estruturada sob uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Vinte e oito entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com usuários de plataformas de aluguel por temporada, sendo posteriormente categorizadas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Plus. Entre os achados, contatou-se que a influência dos formatos, canais e estímulos, ocorrem em formas distintas na etapa reconhecimento da necessidade e na etapa avaliação das alternativas, no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada. A presente pesquisa permitiu também evidenciar que os estímulos de ordem interna e externa, também em formas distintas, influenciam nas etapas exposição, avaliação e criação de boca a boca eletrônico e que os consumidores ao terem incerteza relacionada a confiança nos formatos e canais de boca a boca eletrônico, no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada, buscam validar as informações utilizando estratégias como: cruzamento de fontes de informação e formatos; análise da frequência e da recorrência dos conteúdos publicados pelos clientes anteriores; análise do número e da qualidade das fotos publicadas pelo estabelecimento; análise da linguagem e do formato da escrita dos comentários publicados; análise do engajamento de clientes anteriores, em publicações relacionadas ao estabelecimento, nas redes sociais. O presente estudo apresenta diferentes achados que contribuem para a compreensão da influência do boca a boca eletrônico no processo de tomada de decisão do consumidor em plataformas de aluguel por temporada.146ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilcomportamento do consumidor onlineboca a boca eletrônicoplataformas de aluguel por temporadaCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE: A INFLUÊNCIA DO BOCA A BOCA ELETRÔNICO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR EM PLATAFORMAS DE ALUGUEL POR TEMPORADAONLINE CONSUMER BEHAVIOR: THE INFLUENCE OF ELECTRONIC WORD-OF-MOUTH ON THE CONSUMER DECISION-MAKING PROCESS IN SHORT-TERM RENTAL PLATFORMSTese