Natividade, Michelle Regina daSilva, Mônica Lyra Moreira da2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292009https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10162A rotatividade é caracterizada pelas entradas e saídas de trabalhadores em uma organização, pelos mais variados motivos. Esses motivos podem variar de pessoa para pessoa, de cargo para cargo e de organização para organização. Sendo assim, esta pesquisa propôs-se a compreender a percepção dos trabalhadores de um restaurante da Grande Florianópolis em relação à rotatividade, e para isso fez-se necessário identificar quais motivos estão relacionados à entrada de trabalhadores na organização; identificar quais motivos estão relacionados à permanência de trabalhadores na organização e identificar quais motivos estão relacionados à saída de trabalhadores na organização. Para que o objetivo fosse alcançado, aplicou-se um questionário com 14 questões, sendo elas 7 fechadas e 7 abertas. Participou desta pesquisa uma amostra de 51 trabalhadores de um restaurante da Grande Florianópolis. A pesquisa se caracterizou como descritiva e o delineamento utilizado foi o levantamento. De acordo com os dados coletados, foi possível identificar que a maior parte dos trabalhadores tem idade entre 18 e 29anos; quanto ao sexo, 27 são homens e 24 são mulheres; quanto à existência de dependentes financeiros, verificou-se que 26 possuem dependentes financeiros; e quanto à escolaridade, a maioria tem ensino médio completo. Quanto ao tempo de trabalho na empresa, foi possível verificar que 19 trabalhadores trabalham de 1 à 3 anos na empresa e com relação à quantidade de empregos anteriores, 22 trabalhadores tiveram de 1 à 3 empregos. Os principais motivos relacionados à entrada dos trabalhadores na empresa foram: gostar da atividade que exerce, desemprego e benefícios oferecidos. Em relação aos motivos da permanência na empresa, os principais motivos foram: gostar da atividade que exerce, valealimentação e salário bom. No que diz respeito aos motivos relacionados à saída da empresa, os principais foram: salário baixo, injustiça por parte do chefe e falta de oportunidade de crescimento na empresa. O psicólogo que atua em organizações é um dos responsáveis pelo controle dos índices de rotatividade e das intervenções necessárias para minimizá-los. Para isto, ele deve estar atento aos motivos que levam os trabalhadores da empresa em que atua a abdicarem de seus empregos ou a serem desligados pela empresa, uma vez que esses motivos podem variar de pessoa para pessoa, de cargo para cargo e de organização para organizaçãopt-BRAcesso AbertoPsicologiaPsicologia organizacionalRotatividade de pessoalRestaurantesBaresAspectos psicológicosPercepção dos trabalhadores de um restaurante da Grande Florianópolis em relação à rotatividadeMonografia