Pereira, Roberta LageFreitas, Marco Antônio Pereira de2022-12-202022-12-202022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30227Com as constantes atualizações tecnológicas de mercado (nesta monografia em especial na área de projeto de edificação), o governo brasileiro tem fomentado e exigido cada vez mais o uso da metodologia BIM (Building Information Modeling) nas obras realizadas pela administração pública federal na abrangência da Estratégia BIM BR, o que exige de muitos profissionais um preparo para essa mudança, fazendo dessa transição um desafio a ser resolvido. Buscando contribuir com o êxito desses profissionais ou futuros profissionais no processo adaptativo dessa transição mercadológica de metodologia, é proposto a criação do Centro de Ensino e Aprendizagem em BIM (CEABIM) no município de Itabira, objetivando através de cursos livres os educados matriculados no CEABIM a estarem cada vez mais capacitados para desenvolverem todas as etapas dos seus projetos fazendo uso do BIM. A Constituição Federal em seu art. 205 estabelece que a educação é direito de todos, difundida e estimulada com a participação social, com foco na evolução da pessoa e sua capacitação para seu exercício cidadão e sua qualificação laboral. A concepção de BIM visa construir virtualmente primeiro, tendo na etapa de projeto todas as informações que se fazem necessárias para a construção da edificação projetada através dessa metodologia. Melhora a confiabilidade das informações, planejamento, mitiga o prazo de entrega e o número de retrabalhos, propicia aumento produtivo e economia, pode ser utilizado em todos os processos da edificação. Conceber o projeto do CEABIM é contribuir para um país melhor através da capacitação de seus educados na revolução metodológica projetual contemporânea. Propiciar melhor percepção dos projetos, processos e maior assertividade e transparência nos custos das obras.47 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoEducação BrasileiraCentro de Ensino e AprendizagemBIMCentro de Ensino e Aprendizagem em BIMMonografia