CAMARGO, Aline FigueiredoOLIVEIRA , Jennifer Nayara AssunçãoMARTINS, Joana RibeiroBARROS, Thais Ribeiro2024-03-152024-03-152023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41772Objetivo: o estudo tem como objetivo relatar a experiência de atuação acadêmica do estágio supervisionado obrigatório de enfermagem no centro de referência em saúde mental. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, de cunho descritivo, baseado na vivência de três discentes durante o estágio supervisionado obrigatório, vivenciando experiências relacionadas à saúde mental no curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior Uni-BH na cidade de Belo Horizonte. Resultado: após a chegada das docentes no campo, sucedeu uma ruptura de preconceitos que as mesmas tiveram antes mesmo de conhecer realmente do que se tratava o conceito do campo. No primeiro dia das educandas no centro de referência em saúde mental, elas conheceram os usuários, puderam conhecer como seria o fluxograma, e como a equipe trabalhava, cada usuário tinha um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um médico e um psicólogo que são chamados de referência, qualquer problema que pudesse acontecer com o usuário era direcionado para sua referência. Considerações finais: o estudo apresenta a relevância do cuidado terapêutico do indivíduo com transtorno mental, cada discente certamente mudou o seu modo de pensar com essa experiência como um bom ser humano e também como profissional.10ptAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilsaúde mentalações terapêuticascuidado de enfermagemA atuação do acadêmico de enfermagem no centro de referência à saúde mental: relato de experiênciaThe performance of the nursing academic in the mental health reference center: experience reportArtigo Científico