Mussi, Clarissa CarneiroAndreatto, Maria Regina2023-12-122023-12-122023-08-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37924No cenário contemporâneo da produção acadêmica, os repositórios institucionais emergiram como elementos cruciais, atendendo à crescente necessidade de armazenar, organizar, disseminar e preservar o conhecimento gerado por instituições de ensino. Diante da necessidade de realizar a gestão de repositórios institucionais de modo a cumprirem os seus objetivos primários, modelos de avaliação de desempenho têm sido desenvolvidos. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral estruturar um modelo de avaliação de desempenho para apoiar a gestão do Repositório Institucionaldo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com lógica indutiva, abordagem qualitativa, a pesquisa teve como método o estudo de caso e como objeto de estudo o Repositório Institucional do IFSC. Para a construção do modelo foi utilizada a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C), que permitiu identificar e organizar os objetivos e preocupações do decisor e construir um conjunto de descritores para evidenciar o perfil de desempenho do repositório. O modelo foi constituído por 55 descritores vinculados aos objetivos estratégicos emergentes da pesquisa: Política, Suporte dos Dirigentes, Gestão, Equipe, Tecnologias e Comunicação. Com base no status quo do Repositório Institucional do IFSC, constatou-se que em 9 aspectos o respositório apresenta desempenho de excelência; em 36 apresenta desempenho de mercado; e, em 10 aspectos o repositório apresenta desempenho comprometedor. Após delinear o perfil de desempenho do repositório do IFSC, foram propostas ações de melhorias que possibilitarão a gestão do repositório aprimorar o desempenho dos descritores com resultados aquém ao desejado. A abordagem construtivista adotada nesta pesquisa, em consonância com a MCDA-C, subsidiou uma base sólida para avaliar o desempenho do Repositório Institucional com vistas à melhoria contínua e ao aprimoramento dessa importante ferramenta de gestão e compartilhamento de conhecimento acadêmico.160ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAvaliação de desempenhoRepositório InstitucionalInstituição de Ensino SuperiorAbordagem construtivistaApoio à decisãoMetodologia MCDA-CGestão do repositório institucional do Instituto Federal de Santa Catarina: estruturação de um modelo de avaliação de desemepnhoPortuguêsDissertação