Carvalho, Fábio LuizSantos, Edeildes2021-07-062021-07-062021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13923O presente estudo está voltado para a assistência da enfermagem acerca do cuidado com crianças autistas, o qual é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, a comunicação, a interação social e os comportamentos repetitivos. O principal objetivo desse estudo foi identificar o papel do enfermeiro dentro desse cuidado, na assistência da enfermagem a crianças que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo por objetivos específicos, relatar e entender acerca do desenvolvimento dessa condição em saúde e as possíveis diferenças no tratamento para crianças e adultos na mesma condição. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa colhida nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO) acerca da temática proposta com restrição temporal de dez anos, ou seja, 2011 a 2021. No que se refere aos resultados, nota-se que é de suma importância que o enfermeiro tenha um conhecimento abrangente acerca da temática para que consiga identificar os sinais do TEA e, assim, intervir satisfatoriamente no tratamento. Conclui-se que o enfermeiro deve criar estratégias que minimizem os impactos do diagnóstico para a criança, família e rede de apoio, bem como auxiliar a família no enfrentamento do medo perante os preconceitos da sociedade e conduzir o tratamento adequado dessas crianças junto a uma equipe multiprofissional.57 f.ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilTranstorno do Espectro Autista (TEA)Assistência de enfermagemAutismo infantilTratamentoTranstorno do Espectro Autista em crianças e suas implicações para a enfermagem: uma revisão integrativaMonografia