Chianello, Marco AurelioViana, Larissa Isabel2022-08-082022-08-082022-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25479A arquitetura possui a função de conectar os usuários ao ambiente. O espaço físico escolar é o local que auxilia no processo de desenvolvimento de ensino e aprendizado das crianças. Dado isso, será abordada a metodologia desenvolvida por Maria Montessori, que teve início no século XX, sua pedagogia defende a importância da autoeducação, permitindo que a criança se desenvolva conforme o seu próprio ritmo, num ambiente preparado que atenda suas necessidades, o oposto da pedagogia tradicional. O arquiteto deve então compreender qual o papel da arquitetura para o aprendizado. Portanto, a presente monografia tem a função de criar diretrizes para desenvolver uma base teórica e projeto arquitetônico de uma instituição de educação infantil na cidade de Joinville. A metodologia utilizada para desenvolver os objetivos específicos, contará com a análise de dados da região, um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, para compreender o método Montessori e o reflexo no ambiente escolar. Serão realizados estudos de caso que auxiliaram no desenvolvimento da presente monografia e diretrizes para o projeto arquitetônico.5 f.ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilArquitetura EscolarPedagogia MontessoriEscola InfantilAmbientes de ensinoEscola de Educação Infantil MontessoriMonografia