MAGALHÃES, Túlio SilvaOLIVEIRA, Lucas Michael Reinaldo de2024-03-072024-03-072023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41679Diante do aumento de casos diagnosticados com transtorno mental comportamental e do neurodesenvolvimento, e a necessidade da criação de espaços para a abordagem educacional especial faz-se presente no processo de desenvolvimento individual. Defendida pela política Nacional de Educação Especial a Educação Especial, garante o ensino voltado para o desenvolvimento de pessoas com transtornos e a criação de espaços que auxiliem nesse processo. Diante dessa demanda, o presente estudo visa a criação de um centro educacional especializado baseado em estratégias da neuroarquitetura e suas aplicações, associada com a filosofia da semiótica e a fenomenologia da ambiência como base filosófica e cientifica para aplicação das técnicas arquitetônicas de design sensorial e conforto ambiental a fim de controlar os estímulos necessários em cada ambiente, auxiliando no processo de educação e familiaridade dos elementos arquitetônicos, com os encontrados no cotidiano ao longo da vida dos estudantes.66ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinclusãoeducação especialneuroarquiteturadesign sensorialCentro integral de apoio educacional (CIAE): vem ser, núcleo especializado em saúde mental e neurodesenvolvimento.Monografia