Firbida, DaniloVaz, Rafaela2022-12-082022-12-082022-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27830O presente trabalho visa desenvolver um Centro de Inclusão e Assistência através de terapias para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando como base projetual a neuroarquitetura. O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, além de padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados demandando terapias de acordo com o nível e complexidade de cada autista. Atualmente existem mais de 2 milhões de autistas no Brasil, e em contraponto, os centros que fornecem apoio e tratamentos são precários na quantidade e na falta de cuidado arquitetônico. A partir dessa carência, o Centro busca atender, através da aplicação da neuroarquitetura nos ambientes terapêuticos, todas as necessidades do autista promovendo o desenvolvimento completo. Além da precariedade dos centros terapêuticos, a falta de capacitação de profissionais implica no diagnóstico precoce tardando o desenvolvimento. Portanto, além de espaços terapêuticos, é de suma importância o fornecimento de suporte aos familiares e capacitação de profissionais em busca de diagnóstico precoce. Através de levantamentos e informações bibliográficas, é possível implantar de forma adequada a educação, os tratamentos especializados de forma adequada aos ambientes, sendo o Centro capaz de ajudar no tratamento inteiro da criança, em todos os seus níveis e dentro do mundo singular de cada uma delas, criando possibilidade de inclusão de forma humanizada.96ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoInclusãoTerapiasAssistênciaConvivênciaInter(AGIR) Centro de Inclusão e Assistência para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro AutistaMonografia