Junckes, Rosani CasanovaSilva, Jullye Nunes França2018-08-222020-11-292018-08-222020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10103O objetivo do presente trabalho é abordar a importância da Língua de Sinais para a inclusão social do surdo, a pesquisa vai de acordo com pensamentos e concepções sócio- histórico-cultural de Vygotsky e valoriza a educação bilíngue tendo em vista q importância de reconhecer a Língua de sinais- LIBRAS como primeira língua por ser natural para esses sujeitos e a compreensão de colocar o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Esse trabalho apresenta um estudo baseado na observação da rotina escolar da Escola Municipal Sousa da Silveira, localizada no Rio de Janeiro- RJ que é uma das poucas que mantém estrutura física para atender alunos com necessidades especiais e conta com sala de recursos e profissionais qualificados18pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilSurdezLíngua de sinaisEducação bilíngueO processo de ensino-aprendizagem dos surdos no período de alfabetização em língua portuguesaMonografia