GUEDES, Philipe MatosNACK, Marco AntonioPEREIRA, EduardoNAZARIO, Luiz PetersMENDONÇA, Eduardo Rodrigues2023-12-172023-12-172023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38592Tendo em vista a necessidade de inovação dos métodos de ensino dos esportes coletivos utilizados atualmente nas escolas, este estudo de revisão integrativa tem como objetivo verificar os principais métodos de ensino investigados na atualidade para a iniciação esportiva nos jogos esportivos coletivos e analisar suas principais contribuições no contexto educativo. Como resultado desta pesquisa encontramos seis métodos diferentes de ensino, alguns mais utilizados que outros, como por exemplo o método analítico/ tecnicista, global/todo, situacional, sistêmica, Teaching Games for Understan (TGFU), Iniciação Esportiva Universal (IEU). Este trabalho teve como foco principal abordar esses métodos de ensino e a principal discussão presente é sobre qual ou quais dos métodos apresentados seria o mais adequado para se trabalhar o ensino dos JEC (Jogos Esportivos Coletivos) nas aulas de Educação Física nas escolas. Ao final da pesquisa concluímos que dos métodos citados, os que mais são utilizados nas escolas atualmente são o método analítico e o global, porém talvez eles não sejam os mais adequados nos dias de hoje, visto que temos descritas na literatura metodologias que possivelmente sejam mais adequadas para o processo de ensino-aprendizagem desses jogos. Quando pensamos nos métodos de ensino dos JEC que mais se adequam ao contexto escolar e aos documentos norteadores da educação, como a BNCC, temos um olhar especial para o método de Iniciação Esportiva Universal, que vai trazer uma abordagem muito mais próxima do que propõe o referido documento.20ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação física escolarEsporteIniciação esportivaMétodosIniciação esportiva na escola: um olhar para as metodologias de ensino dos esportes coletivosArtigo Científico