Horta, LiliaNogueira, Gabriela2023-01-062023-01-062022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30746Com a pandemia da COVID-19, houve um aceleramento no processo de transformação digital, e por meio das redes sociais, houve a aproximação entre os idosos e seus familiares que estavam em isolamento social. Dessa forma, este estudo teve como objetivo, compreender como a população idosa se comporta frente ao consumo das novas tecnologias de comunicação e informação, com foco no Youtube. Foi realizado um estudo de campo, de abordagem qualitativa, com 20 idosos residentes no estado de São Paulo. Como procedimento para a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Como principais resultados, observou-se que 95% dos participantes sinalizaram o WhatsApp como a principal mídia social utilizada. Conteúdos religiosos como cânticos, orações e pregações, são os mais pesquisados pelos idosos desta amostra na plataforma Youtube. Foi possível observar que os idosos demonstram dificuldades e receios em lidar com a nova linguagem, com os avanços tecnológicos e com o excesso de informações e conteúdos na internet, sobretudo, é possível notar o desejo de aprender e aperfeiçoar habilidades para utilizar ferramentas tecnológicas. Daí a importância da inclusão digital de pessoas idosas e plataformas que atinjam os critérios de acessibilidade e usabilidade.34ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnvelhecimentoUsabilidadeInternetYoutubeAcessibilidade e inclusão digital de pessoas idosas mecanismos de comunicação e interação socialAccessibility and digital inclusion of elderly people mechanisms of communication and social interactionArtigo Científico