Lourenço, RobsonBatista, Maria Eduarda R.O.2023-01-132023-01-132022-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31357O artigo apresenta uma reflexão sobre a Dança-Educação na Dança Inclusiva, tendo como base a vivência e o desenvolvimento de experiência no estágio realizado na Associação Fernanda Bianchini, em São Paulo, de 09/05/2022- 15/06/2022 e 30/08/2022-17/12/2022 . Esta reflexão se dá por meio da proposta de ensino-aprendizagem em dança abordando a inclusão através do código do balé clássico aliado á abordagens somáticas, destacando-se a técnica Klauss Vianna através do pensamento de Jussara Miller (2007), relacionando com o contexto social da pessoa com deficiência na sociedade. Dissertando sobre a importância de trazer acessibilidade e abrir oportunidades no meio da dança, apontando como a inclusão através da arte possibilita o desenvolvimento de autonomia, autoconfiança, independência na vida da pessoa com deficiência.14f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDança-EducaçãoDance- EducationContexto SocialSocial ContextDança InclusivaInclusive DanceAbordagens SomáticasSomatic ApproachesEnsino do Balé Clássico quebrando barreiras: promovendo a socialização e integração através da dança-educaçãoClassical Ballet teaching breaking barriers: promoting socialization and integration through dance- educationArtigo Científico