Cardoso, Rosinete Costa FernandesRosas, Tracy Mateus2020-08-102020-11-292020-08-102020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10043O presente artigo faz uma análise da classe hospitalar - que se constitui no atendimento pedagógico às crianças e adolescentes, internados em hospitais - a partir do acervo legal e da fala de uma professora que atua na classe hospitalar. A coleta de dados se deu por meio de questionário enviado por e-mail e pesquisa bibliográfica. Conforme a legislação, crianças e jovens internados em hospitais, têm o direito de continuar os estudos, de modo que deem continuidade à sua rotina. Na fala da professora, constata-se a utilização de estratégias e procedimentos que visa envolver os estudantes em atividades de estudo e recreação, inclusive, aqueles que não podem sair do leito. O intuito de conhecer como se desenvolve a atuação docente na classe hospitalar foi alcançado, tanto que, é possível reafirmar que o direito à educação deve estar assegurado em leis, como também que o mesmo precisa ser materializado de forma a atender aos desafios do presente, da vida.12 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilEstratégiasDocênciaCriançasClasse hospitalarClasse hospitalar: o direito à educação, na condição de internamento hospitalarArtigo Científico