Rosado, SaraSilva, GeovanaCesar, LarissaLima, LarissaRosado, SaraRezende, Thatiely2022-11-042022-11-042022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26143Objetivo: identificar quais evidências científicas sobre estratégias utilizadas durante educação em saúde para pessoas com estomia. Método: revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, Portal de periódicos CAPES, PubMed e SciELO, com os descritores controlados “Estomia/Ostomy”, “Educação em saúde/Health Education” e não controlado “ostomia”. Adotaram-se como critério de inclusão os artigos em português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra, produzidos no período de 2017 a 2022 e que responderam à questão norteadora: Quais são as evidências científicas sobre estratégias utilizadas durante a educação em saúde para pessoas com estomia? Resultados: Foram selecionados nove estudos, publicados em português e inglês, a maioria estudos quantitativos, sendo três estudos publicados em 2020, dois publicados em 2019, em 2018 e em 2017; sendo cinco estudos do tipo Intervenção, com quatro de nível de evidência V e um com nível II, e quatro do tipo Significado com nível de evidência IV. Conclusão: Dentre as estratégias utilizadas, destacamos a comunicação oral e os recursos tecnológicos virtuais como por exemplo cartilhas, aplicativos e vídeos. Os materiais elaborados e analisados abordaram as principais medidas para o autocuidado, incluindo orientações sobre os cuidados com o equipamento coletor, com a estomia e pele periestoma, bem como a prevenção de complicações. Além disso, destacam sobre a importância de orientar a pessoa com estomia, com a inclusão dos familiares e as orientações devem ir além das técnicas, mas abordar aspectos físicos, psicológicos e sociais que vão desde o período pré operatório.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnfermagemEducação em saúdeEstomiaEstratégias de educação em saúde para pessoa com estomia: revisão integrativa.Health education strategies for people with ostomy: integrative review.Artigo Científico