Moacir Filho, FranciscoMontino, Camila Montino2023-01-132023-01-132022-12-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31361O presente artigo tem como enfoque principal analisar como o mercado de comunicação buscou explorar o interesse das pessoas pela fofoca gerando um novo meio de lucro a partir do avanço das redes sociais, onde se formou comunidades de perfis voltados para fofoca que pautam os assuntos mais comentados pela sociedade. Além disso, mostra como o poder das redes sociais e essa gama de perfis possibilita a conversão de compra e a formação de opinião sobre produtos e marcas utilizando por muitas vezes famosos ou pessoas consideradas relevantes no meio digital. O método utilizado foi a Análise Qualitativa Simples e a Teoria Newsmaking, com o uso de pesquisa bibliográfica digital nacional, envolvendo especialistas da área de comunicação. A conjuntura constatou que grandes empresas e influenciadores possuem o poder de manipular o público através das redes sociais, esclarecendo que ambos buscam apenas se manter relevante no meio digital para obter cada vez mais lucro.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRedes sociaisFofocaMarcasMarketing digital e influenciadoresNovo mercado do entretenimento: como marcas buscam se promover através do interesse das pessoas por fofocaArtigo Científico