Daltoé, Andréia da Silva Daltoé AndréiaRicardo, Carolini Carolini2022-09-292022-09-292022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25864A partir do modo como a escola vem sendo invadida por projetos de pauta conservadora, passamos a nos interrogar como tais propostas acabam produzindo seus efeitos, mesmo tomando, em comum, o professor e a própria escola como ameaças à sociedade. Diante dessa preocupação, objetivamos neste trabalho analisar se/como o Projeto “Escola Sem Partido” (ESP), que ganhou forte destaque em relação aos demais, se transforma em maneiras de o Estado regulamentar nossos corpos pelo jogo que faz com o direito à liberdade de expressão. Sob os pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, nossa pesquisa usará como corpus o texto do Projeto de Lei nº 193, proposto no Senado Nacional, o texto da Constituição Federal de 1988 e o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), todos a partir do modo como enunciam a questão da liberdade de expressão. Ao fim da trajetória, podemos vislumbrar como o Estado utiliza de movimentos como o ESP para controlar nossos corpos.32ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEscola Sem Partido. Liberdade de Expressão. Corpo.O escola sem partido e liberdade de expressão: a deriva dos sentidos na políticaMonografia