Correia, PatríciaSantos, DaianeSant'Ana, Magna2021-08-242021-08-242021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17366O presente trabalho tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas na educação de jovens e adultos ao longo da história. Para isso, analisamos as metodologias utilizadas nesse viés temporal, através de pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, no aporte teórico do educador Paulo Freire que deixou um legado histórico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, esse estudo evidencia algumas medidas que se tornaram necessárias para amenizar os impactos do analfabetismo tardio presente na sociedade, dentre elas, os incentivos políticos, econômicos e sociais. Considerando essas perspectivas, ressaltamos a importância de uma educação conscientizadora para todos. Essa, surge por meio da construção dialógica, que visa a busca do saber e da constituição do pensamento crítico evidenciado. Assim, através dos estudos concluímos que a educação depende de práticas pedagógicas emancipadoras, para que o conhecimento possa proporcionar a liberdade que é inerente deste processo.13 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoJovens e adultosPrática pedagógicaPercurso históricoA educação de jovens e adultos à luz da concepção Freiriana: uma análise históricaArtigo Científico