Santos, Danielle Maria Espezim dosBernardino, Mariângela Mendes2019-08-012020-11-262019-08-012020-11-262019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3905Resumo: O presente artigo tem o objetivo de refletir, analisar e discutir sobre a relevância das práticas restaurativas no ambiente escolar, a utilização da estratégia dos Círculos de Paz para sua implementação, e a dimensão relevante do preparo do corpo funcional – educadores e funcionários – nessa jornada. O arcabouço dessa análise incluiu um mergulho nas teorias e práticas de autores que estudam e/ou realizam atividades no âmbito escolar e se deparam com as questões humanas inerentes a todos que convivem naquele ambiente. A partir disso infere-se a importância e necessidade de as equipes educadoras estarem preparadas, restauradas e pacificadas para atuarem como multiplicadoras e pacificadoras das escolas nesse processo de mudança de paradigmas e de inserção e cultivo de uma nova cultura, com novos valores. Conclui-se ainda que, embora incipientes ainda, são as práticas restaurativas o melhor caminho para a incorporação de uma cultura de paz nas escolas.23 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEscolaPrática restaurativaCultura de pazRestaurativismo na escola: humanizando a escola por meio de círculos de construção de paz1Artigo Científico