Rosso, Maria LoreniPereira, Milena Pedroso2021-12-182021-12-182021-12-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20078Esse estudo teve como objetivo principal descrever o impacto na saúde mental dos docentes universitários em decorrência do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19, no período de abril de 2020 a outubro de 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Para a obtenção dos dados foi aplicada a pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte as bases de dados LILACS, SCIELO e Google Acadêmico. Com os dados levantados foi possível identificar as dificuldades encontradas, os fatores de estresses identificados e as estratégias utilizadas, cuja análise realizada atende aos objetivos propostos para este estudo. A análise de resultados evidenciou que devido ao ensino remoto emergencial no período da pandemia COVID-19, os docentes universitários encontraram dificuldades de adaptação, reorganização de suas atividades acadêmicas e todo o calendário acadêmico, além do fato de estarem trabalhando em Home Office, no que para alguns professores são situações geradoras de estresse. Dessa forma foi necessário que os professores desenvolvessem estratégias para melhorar o processo de lecionar suas aulas e formas de incentivar seus alunos estudarem. Sugere-se ampliar os estudos com os docentes universitários, pois a saúde mental e o sofrimento psicológico ocasionado por suas atividades laborais demandam atenção e devem ser abordados.23 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSaúde MentalCOVID-19Docente universitárioEnsino remotoO impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental do docente universitárioThe impact of the Covid-19 pandemic on the mental health of university teachersArtigo Científico