Siqueira, RosaniSouza, AlíciaCastro, AnandaPaula, RafaelaLeite, VanessaMendes, Yolanda2021-08-022021-08-022021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15077A presente pesquisa abordou o tema das relações étnico-raciais na Educação infantil, destacando seus fundamentos, as representações e ações destas relações no cotidiano escolar. Tendo em vista que é necessário reconhecer o ambiente escolar como um lugar em que as multiplicidades se encontram. É nesse espaço que são construídas as representações significativas e necessárias para conceber e ressignificar as noções conservadas e concretizadas na sociedade, que resultam em preconceito, racismo e xenofobia. Esse trabalho teve como objetivo central apresentar o quanto é necessário reexaminar e reaprender alguns conceitos sobre a questão étnico-racial no Brasil, principalmente o que os integra, bem como se relacionam com os diferentes grupos sociais na atualidade. Definindo os fundamentos e abordando leis que norteiam o tema. Assim como, expondo as representações dos povos indígenas e negros no Brasil. Por fim, identificando as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil que visam a educação antirracista, com a intenção de desnaturalizar preconceitos enraizados em nosso país. O estudo foi de natureza qualitativa, com realização de revisão bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos e o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente que ainda há na sociedade, uma falha no ensino das relações étnico-raciais, principalmente na educação infantil. Portanto, é importante aprofundar, no currículo escolar esta temática, para trabalhar questões raciais desde a educação infantil até o fim das graduações.46 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilRelações étnico-raciaisEducação InfantilRepresentaçõesFundamentosRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.ETHNIC AND RACIAL RELATIONS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: Foundations, representations and actions.Monografia