Meneghel, Patrícia da SilvaCardoso, Ariel Monteiro2019-07-162020-11-292019-07-162020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9081O objetivo desse estudo de caso é entender e apresentar quais são vantagens que empresas têm ao optarem por desenvolver e implementarem aplicativos móveis em seus negócios. Conhecer as principais funcionalidades aplicadas, e analisar os resultados positivos e negativos dessa experiência. A necessidade e motivação de se desenvolver esse estudo se dá, pelo crescente surgimento de oportunidades que esse novo nicho de mercado oferece para empresas de todos os segmentos. No Brasil, segundo estudos, está comprovado que há mais pessoas acessando a internet através de celulares do que em computadores convencionais (TIC Domicílios 2017). Para executar o estudo de caso, atribuímos o método observacional, partindo da análise da realidade três empresas de diferentes segmentos, localizadas no estado do Espírito Santo. Foram aplicados métodos de observação direta, questionários e entrevistas para entender o funcionamento dos aplicativos, suas interações com as equipes de gestão e com os clientes, e a alta administração das empresas.19 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTecnologiaAplicativosPlanejamento estratégicoMobilidadeVantagens na implantação de aplicativos mobile em empresas no estado do Espírito SantoEstudo de Caso