Garcia, Cleo MarcusFelix Loureiro, Adyelson2021-11-172021-11-172021-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17634Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a tecnologia eVTOL em comparativo com a legislação atual para determinar como deverão ser os requisitos de infraestrutura para sua operação no Brasil, pois a mobilidade urbana poderá ser revolucionada com o avanço da tecnologia, no entanto a legislação não está no mesmo ritmo. Foram levantados os requisitos atuais para operação de helicópteros, aeronave similar, para a comparação do que esperar para a regularização da operação do eVTOL. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva, com procedimento bibliográfico e documental por meio de regulamentos do DECEA, da ANAC, Flight Plan 2030 e conceitos de operação do eVTOL da EMBRAER, publicações acerca do assunto nas páginas da EMBRAER, sites de notícias e artigos, com abordagem qualitativa. O levantamento realizado sobre os requisitos através das normas atuais revelou que a aeronave que mais se assemelha ao eVTOL é o helicóptero, e que as algumas limitações do eVTOL são similares à de outras aeronaves, como pontos para pouso em situações de emergência ou condições meteorológicas desfavoráveis, sua capacidade mais importante é de ser elétrico, além de propor um sistema inteligente para evitar colisões em voo. Deve-se observar os impactos que a presença do eVTOL irá trazer para o meio urbano, devido a previsão de alta acessibilidade, uma demanda por esse tipo de transporte tenderá a crescer. O nível de segurança do transporte de mobilidade aérea urbana deverá ser determinado de forma que não a torne inviável. Será necessário criar parâmetros para determinar os locais onde poderão ser implementados os vertiportos e como serão suas dimensões e instalações, para que não afetem outras operações aéreas ou outros modais de transporte.29 fptAtribuição 3.0 BrasileVTOLInfraestruturaTecnologiaElétricoMobilidade aérea urbanaInfrastructureTechnologyElectricalUrban air mobilityRequisitos de infraestrutura para operação de eVTOL no brasilMonografia