Santos, Catiele dos ReisSantos, Maria Luiza FreireBarros, Vitor Graça2022-10-282022-10-282021-12-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025Os Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.68 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstornos da AprendizagemDespreparo escolarImpactos psicológicosDificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagemMonografia