Goulart, Marileia MendesLopes, Thais Cruz2022-12-072022-12-072022-07-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27500O presente trabalho está voltado à temática da organização do espaço em uma insituição de Educação Infantil. A questão que mobilizou a pesquisa foi: de que forma são pensados os espaços da educação infantil? Como objetivo geral, busca-se compreender de que forma são pensados os espaços da educação infantil. Como objetivos específicos, lista-se: caracterizar os conceitos de espaços na educação infantil; identificar os elementos que envolvem a organização; analisar o papel do professor e da criança na forma como o ambiente é organizado. A pesquisa caracteriza-se em estudo de caso do tipo exploratório e de natureza qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de observação e registros escritos e fotográficos. A amostra se constitui em 3 grupos de crianças: infantil I (de 1 ano e 2 meses a 2 anos de idade); infantil 2 (de 2 anos a 3 anos) e infantil 3 (de 3 a 4 anos). Todas as observações foram realizadas no ambiente em que as crianças e educadoras estão cotidianamente. Se um espaço é organizado, tendo em consideração as relações que ali podem ser estabelecidas entre as próprias crianças e entre estas e os adultos, favorecendo a autonomia e as brincadeiras, temos uma concepção de espaço considerado como um terceiro educador. A pesquisa permitiu pensar que o papel do professor é de grande importância, cabendo à eles criar e organizar os espaços de modo que as crianças possam potencializar suas ações.28 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilOrganizaçãoEspaçoEducação infantilOrganização do espaço : um estudo a partir da observação do espaço em uma instituição de educação infantilArtigo Científico