Santos, Catiele dos ReisSantos, Raul Dantas dos2022-10-282022-10-282022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26036Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa sobre como os aspectos do mitológico e do sagrado se manifestam em uma das formas contemporâneas de se contar histórias, as mídias audiovisuais, como filmes, séries, desenhos animados, etc. O trabalho tem como objetivo e se dá através da análise conceito de arquétipo de Jung e a forma como esse conceito também se apresenta nessas novas formas de se contar histórias e como a análise dessa relação entre o arquétipo, a mídia audiovisual e o sujeito pode ser benéfica para o processo de individuação, fornecendo ferramentas de autoconhecimento e autorrealização. O trabalho também tem como objetivo analisar e definir os conceitos de Arquétipo, Inconsciente Coletivo, Individuação e Mito Moderno, exemplificando esses conceitos em determinados personagens das mídias audiovisuais. Os principais teóricos abordados neste trabalho são: Jung (2014), Silva (2019) e Neumann (1995), para os assuntos relacionados à psicologia junguiana, e Higuet (2005), Campbell (2015), Knowles (2008) e Cazelli (2020), sobre os assuntos relacionados à mitologia e o conceito de mito moderno. A problemática que dá à luz norteadora deste trabalho é a consideração de que as mídias audiovisuais, como uma forma contemporânea de se contar histórias, também pode carregar de uma forma intrínseca, a habilidade de transmitir um sentido simbólico. transcendental e universal, se comunicando com a subjetividade do ser humano, proporcionando reflexões e novas formas de se observar o mundo ou determinado assunto, algo que era bastante presente na forma como povos antigos se relacionavam com seus mitos e em sua religiosidade. E essa habilidade pode ser acessada através de uma análise arquetípica dos personagens dessas histórias.47 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArquétipoInconsciente coletivoMídias audiovisuaisIndividuaçãoArquétipos, inconsciente coletivo e mídias audiovisuais: um caminho para a individuação.Monografia