Zanetti, Marcelo CallegariLenarduci Junior, Robson2023-06-142023-06-142023-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33063A escola é tida como um local de substancial relevância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, tendo no esporte uma faceta significativa neste processo. Dentro deste contexto, o futsal se destaca como uma das modalidades mais difundidas e populares, tendo ao longo dos anos ganhado espaço não só como conteúdo das aulas de Educação Física, mas também como treinamento em atividades extracurriculares. Aspecto fundamental dentro das práticas esportivas, as metodologias de ensino servem como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem-treinamento, e sua escolha deve ser pautada também levando em consideração os aspectos motivacionais. Ante ao exposto, o objetivo deste estudo foi verificar dentro das aulas extracurriculares de futsal o impacto de duas metodologias diferentes na motivação autodeterminada dos seus praticantes. A amostra foi constituída por 11 adolescentes entre 14 e 15 anos, que participam de treinamentos de futsal nas aulas extracurriculares de uma escola da cidade de São Paulo-SP. O grupo foi submetido à aplicação de dois questionários (BNSS e SMS-II) com o o objetivo de verificar o atendimento das necessidades psicológicas básicas e a motivação autodeterminada. Por conseguinte, foi aplicada uma entrevista semiestruturada (ao final de cada intervenção) que trouxe complemento aos dados de forma qualitativa. Ao final, os dados dos questionários foram analisados através da utilização dos testes estatísticos (teste t, Wilcoxon e Mann Whitney) com o objetivo de comparar os valores no início e ao final de cada programa de treinamento e as entrevistas foram analisadas através da análise temática. Os dados foram tratados pelos softwares SPSS e Nvivo Release 1.6.1, respectivamente. Como resultados, foi possível verificar que na Metodologia Centrada nas Técnicas houve uma melhora na dimensão de competência e uma tendência a melhora das dimensões de motivação intrínseca, regulação integrada e regulação identificada, já na Metodologia dos Jogos Condicionados houve uma diminuição da desmotivação e da motivação intrínseca aliadas a uma melhora na dimensão de competência com uma tendência de diminuição da regulação introjetada, sendo possível identificar também uma diminuição na dimensão de relacionamento. Por fim, podemos concluir que ambas as metodologias propiciaram melhorias nos aspectos motivacionais, tangendo aos professores/treinadores a escolha de uma intervenção coerente e assertiva para um desenvolvimento mais positivo dos adolescentes nas práticas.97 fptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilPedagogia do EsporteAdolescentesEscolaCategorias de baseO impacto de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento na motivação de escolares praticantes de futsalDissertação