Brandão, AlessandraLuz, Ângela Cristina Miranda da2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292007https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11388Este trabalho tem por objetivo buscar a micro-história no jornalismo, não deixando também de observar este fator entre micro-história e o documentário cinematográfico e a micro- história e o estilo literário. Dando início a este projeto, encontra-se a inspiração do movimento micro-história: a Escola dos Annales e suas gerações, que são estudadas rapidamente para que se estabeleça um contexto histórico. O foco principal é a micro-história, em suas relações com o jornalismo e como eles podem de certa forma manter uma ligação. Ou seja, como se pode apresentar as notícias a partir de uma outra visão, um outro olhar, que seja alternativo à visão macro que alguns tipos de jornalismo empreendem com força de um espetáculo midiático. Uma discussão sobre este ponto é de fundamental importância, mostrando os moldes da nossa sociedade atual, que é a sociedade do espetáculo e buscando uma forma diferente do jornalismo apresentar as notícias e informações. Para mostrar como o jornalismo e a micro-história podem estabelecer uma relação, é utilizado o caso 174 visto de diferentes ângulos: as matérias elaboradas pelo Folha Online, que fazem parte da grande mídia, portanto, dificilmente conseguirão contar uma micro-história; a cobertura feita pelo Jornal Nacional, que fez uma abordagem macro, o documentário Ônibus 174, que utiliza o micro e o macro na sua construção, e a possibilidade de uma biografia construída com base no documentário, que recebe o nome de micro-jornalismo.pt-BRAcesso AbertoJornalismoComunicação de massaMicro-jornalismoMonografia