AIELLO, FranciscoRODRIGUES, Naianne Gomes2023-12-042023-12-042023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37318O objetivo desta monografia é de debater como o desenvolvimento da produção midiática contribui cotidianamente o poder da influência sobre o futebol brasileiro. Podemos observar através dos próprios meios de comunicação, visto que o esporte tem ocupado, de forma mundial, uma parte de evidência com grandes espaços para este segmento, principalmente com o futebol. Aproveitando o fator midiático ser uma poderosa mediadora na concepção e elaboração de opiniões, conhecimentos, valores e parcialidades, surgem os espetáculos interativos, dentre os quais se apresentam os famosos. A construção do astro, na atualidade, passa por processos de reconhecimento que enquadram em padrões de estereótipos, apagam os limites entre sujeito e objeto e estimulam o culto à personalidade do astro. O atual estudo, se incorpora na demanda de contextualizar o papel da cultura midiática no processo de construção do astro Neymar. Em particular, apresenta uma análise crítica do jornalismo esportivo praticado nos meios midiáticos. Analisa como o profissional que trabalha nessa área se comporta no mercado do esporte. Dessa forma, procuramos demonstrar a evolução do futebol no Brasil, a importância deste esporte na cultura do povo brasileiro e a relevância da mídia neste aspecto. Projetamos o progresso do jornalismo esportivo a partir da chegada do futebol ao Brasil, demostrando a influência da mídia na transformação do futebol em um produto de consumo. O estudo conceitua o jornalismo esportivo como um produto da Indústria cultural e da sociedade do espetáculo, o que é reforçado pela constante mistura da notícia com a publicidade e a divulgação. Jogadores tornam artistas para fins de audiência e consumo, usando artifícios típicos da produção de espetáculo. No que diz respeito ao teórico, o estudo demonstra a crítica de Theodor Adorno e Max Horkheimer à indústria cultural, e nas conjecturas de Guy Debord com relação à sociedade do espetáculo.72ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilIndústria culturalJornalismo esportivoMídiaEspetáculoJogador de futebolImpactos e consequências que a mídia brasileira produz sobre o futebol brasileiro.Impacts of consequences that the brazilian media produces on brazilian football.Monografia