PERETI, Leonardo ZanelliGALDINO, Tamile CoutinhoMORAES, Isabela Cinthia Vieira De2024-01-082024-01-082023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39692Os números de diagnósticos para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vêm apresentando aumento crescente nos últimos anos, o que para alguns especialistas pode estar associado ao reconhecimento e tratamento que as pessoas portadoras desse quadro estão recebendo. Aliado a essa identificação, ainda é possível notar uma potencialização na venda de medicamentos psicotrópicos que apresentam consequências estimulantes para que fazem o uso das substâncias. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar, por meio da Psicanálise, a influência que o contexto social pode desenvolver na elaboração, percepção e aceitação dos sintomas advindos do TDAH, destacando a importância do reconhecimento da subjetividade de cada ser diante de comportamentos singulares que vem sendo patologizados, motivando assim o crescente aumento de diagnósticos na população.29ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPsicanáliseTDAHDSMSintomasDiagnósticoTDAH e sociedade: reflexões psicanalíticas acerca do diagnóstico.Artigo Científico