Erick Diego dos SantosAmanda Cristina Poli de Oliveira, Carolina RicardoJéssica de Fatima Pereira Baschera2022-07-122022-07-122021-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24705O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento do aluno, sendo essencial para incentivar e habituar as crianças com a atividade física. Deste modo, o profissional de educação física se torna essencial no desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. Na educação infantil as atividades devem ter o propósito de promover o desenvolvimento global da criança, tendo a ludicidade como um dos principais eixos norteadores, sem deixar que a competitividade floresça nas aulas. O currículo é formado por atitudes, valores e saberes que integra o processo de formação da criança, portanto, para se tornar um profissional na área de atuação, é necessário ter habilidades e domínios para executar suas estabelecidas funções. Para ser um professor é fundamental passar por um processo de construção de conhecimentos, a construção de saberes. O objetivo dessa pesquisa é descrever o perfil dos profissionais de educação física que atuam na educação infantil do município de Guaramirim e analisar os saberes que fundamentam sua prática. O delineamento metodológico adotado nesse estudo é a pesquisa de campo de caráter quantitativo, pode-se apontar que essa investigação trata-se de uma pesquisa descritiva. A população do presente estudo caracteriza-se com o total de 29 profissionais de educação física da educação infantil do município de Guaramirim, referindose a um estudo de amostragem não probalista intencional. Fazendo uso de um questionário referente aos saberes docentes para coleta de dados, por meio de uma plataforma digital. Os dados foram apresentados contemplando a descrição do perfil dos profissionais e à análise dos saberes docentes que foi categorizada em; (a) prática e vivência; (b) base profissional. O número de professores participantes da pesquisa, foi o total de 5 profissionais. Em relação ao perfil dos profissionais de educação física que atuam na educação infantil do município de Guaramirim participantes desta pesquisa, foi identificada uma faixa etária entre 36 e 58 anos de idade, sua grande maioria(n=2) residem no município de Jaraguá do Sul, o gênero masculino esteve em prevalência nesta pesquisa. Observou-se também que os saberes docentes citados pelos professores, com unanimidade foi o saber experiencial. Como conclusão aponta-se para o direcionamento de alguns elementos presentes nesse processo, como: um conjunto de saberes adquiridos na formação pessoal e profissional, um entendimento de prática pedagógica que, também, se associa com a maneira de como se vê a docência.47 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação infantilEducação físicaFormação docenteSaberes docentesO perfil dos profissionais de educação física e seus saberes docentesMonografia