Junckes, Rosani CasanovaPacheco, Letícia Pieri2019-12-162020-11-292019-12-162020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10079Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar a relação entre a educação infantil e o processo de apropriação da cultura local no desenvolvimento da criança. A pesquisa partiu de inquietações acerca dos impactos sociais ocasionados pela interdição do Núcleo de Educação Infantil de uma comunidade de pescadores na ilha de Florianópolis em 2017. Desenvolvida através de entrevistas de caráter qualitativo a pesquisa faz um resgate histórico sobre a origem e a evolução da educação infantil no Brasil, a educação infantil como espaço de acesso e convívio com o meio social e o conceito de cultura e sua relação com a escola. A partir da análise dos resultados foi identificada a importância de espaços de educação infantil voltados para a preservação da cultura local estabelecendo vínculos com os conteúdos curriculares mediante a apropriação de sua identidade consolidando a história de cada comunidade na formação plena da criança.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação infantilCriançaCulturaA Educação Infantil como primeiro cenário regulador das relações sociais da criançaArtigo Científico