Hubbe, Rosandra Schlickmann SachettiRocha, Letícia Oliveira Martins2019-07-102020-11-292019-07-102020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10002A música influencia positivamente o aprendizado das crianças. Associado a essa percepção, este estudo visou compreender como a música é utilizada enquanto um instrumento cultural, de ensino e aprendizagem no contexto do planejamento do professor na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas observações quanto à abordagem da musicalização junto às crianças e catalogados em registros de estágio. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória. Foi possível compreender que a música está muito presente na vida das crianças pesquisadas, fazendo parte do imaginário em situações cotidianas, entretanto, verificou-se algumas contradições no que diz respeito à relação da teoria e prática sobre a musicalização como recurso pedagógico, colocando-se a necessidade de que as professoras saibam identificar se um repertório musical é ou não adequado, tirando proveito desse recurso para que não seja utilizado somente como recreação ou ocupação de tempo e, sim, como um instrumento de desenvolvimento do ensino e aprendizagem.27 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMúsicaEducação infantilEnsino fundamentalA importância da musicalização no processo da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamentalArtigo Científico