BARIONI, Bárbara AndradeGUEDES, Shelda Moreira2024-01-082024-01-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39710O presente trabalho iniciou-se através do estudo do traçado urbano do bairro Bom Retiro no centro de São Paulo no século XIX, na pesquisa de iniciação científica desenvolvida pela aluna anteriormente. Nessa pesquisa, evidenciou-se as adequações do traçado urbano em consequência da implantação dos trilhos da São Paulo Railway (SPR), a via férrea mostrou-se como um agente conector entre os bairros até o porto de Santos, no entanto, também colocou-se como uma barreira urbana. Assim, o trabalho final de graduação inicia-se pelo estudo dos recortes contemplados pela implantação da ferrovia no traçado urbano e a falta de comunicação entre os bairros Bom Retiro e Campos Elíseos, ainda enfrenta-se o enclave denominado Favela do Moinho, comunidade implantada entre os trilhos das estações Luz e Júlio Prestes. Instiga-se o estudo da possibilidade do rebaixamento dos trilhos e realocação da comunidade para a criação de uma grande transposição sobre os trilhos. Com isso, pretende-se elaborar um estudo de um espaço livre urbano transpositivo. Para isso, foram analisados material bibliográfico, estudo através de cartografias e análises projetuais que colaboram com o tema.104ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziltransposição urbanaferroviaBom RetiroSobre os trilhos: conexão entre os bairros Bom Retiro e Campos Elíseos.Monografia