Isidório, MarceloMariano, IuryFreitas, Lislaine2023-04-282023-04-282022-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32798O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em uma alteração do sistema nervoso central, ocasionando problemas no comportamento. O TEA não tem cura, mas existem terapias adequadas que contribuem para que o indivíduo possa ter um desenvolvimento saudável. Dentre as formas não medicamentosas de tratamento temos o exercício físico e como opção, a natação. Este estudo teve como objetivo verificar as percepções dos pais sobre o efeito da natação em crianças com TEA e o impacto que o exercício físico tem na vida dessas crianças. Trata-se de um estudo de caso onde foi aplicado um questionário a 11 pais de crianças diagnosticadas com TEA que participam da natação em uma academia na cidade de Itabira (MG). Os resultados indicam que os pais percebem aspectos positivos nas áreas cognitivas, afetivas e motoras. Contudo, destacamos a falta de profissionais de Educação Física capacitados para atuar com crianças com esta doença. Palavras-chave: Natação, Transtorno do Espectro Autista, Exercício Físico16ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilNataçãoTranstorno do Espectro AutistaExercício FísicoPercepção dos pais sobre os efeitos da natação em crianças com transtorno do espectro autista: um estudo de caso.Parents' perception of the effects of swimming in children with autism spectrum disorder: a case study.Estudo de Caso